Morreu, na manhã deste sábado, por volta das 8h30min, Eleonora Bakalarczyk Hein, aos 76 anos. Destes, 58 foram dedicados à fotografia. O contato com a profissão iniciou cedo, aos 18 anos. Ela foi uma das primeiras mulheres a trabalhar com fotografia profissional no Rio Grande do Sul e construiu uma carreira de história e reconhecimento.
Em Santa Maria, Eleonora fundou, em 1992, estúdio Foto Eleonora. Desde quando começou a trabalhar na cidade, a fotografo foi conquistando clientes e espaço no mercado, mas mais do que isto, conquistou o respeito e serviu de inspiração para outros tantos profissionais na cidade.
O Diário conversou com três fotógrafos e perguntou, na opinião deles, a importância do tralho de Eleonora em Santa Maria:
"A Eleonora era muito respeitada entre os profissionais. Era uma pessoa magnífica, que dedicou a vida à fotografia e soube passar isso aos filhos."
Fritholdo Helmuth Staggemeier, 77 anos
"Acompanho o trabalho dela desde São Borja. Quando veio para Santa Maria, trouxe todo o equipamento e também a sua arte. Aquele olhar que não é só uma fotografia, é uma referência para a cidade. Depois dela outros estúdios abriram e se espelharam no seu trabalho."
Antônio Oliveira, 56 anos,
"Quando ela chegou na década de 90, revolucionou o mercado da fotografia na cidade. Virou escola. Ela criou um "estilo Eleonora". Muitos fotógrafos de hoje talvez nem saibam, mas seguem esse estilo iniciado por ela."
Janio Seeger, 51 anos